Vendas do comércio em Minas acumulam alta de 2,1% no ano
No acumulado de janeiro a outubro de 2022 frente ao mesmo período do ano anterior, o Estado apresenta avanço no volume de vendas de 2,1%. Já na comparação dos últimos 12 meses, a elevação é um pouco menor (1,4%). Se comparado a outubro do ano passado, a alta é de 4,9%.
Ainda em relação ao décimo mês de 2021, as negociações do comércio varejista mineiro foram puxadas mais uma vez pelo grupo de combustíveis e lubrificantes, que variou positivamente 48,3%. Outra atividade de destaque foi artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, com alta de 23%. Também apresentaram elevação os segmentos de móveis e eletrodomésticos (7,8%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,3%).
Do lado oposto, o destaque negativo ficou com o grupo de tecidos, vestuário e calçados, com retração de 16,6%. Logo na sequência aparece o segmento de outros artigos de uso pessoal e doméstico, com queda de 14,2%. Houve recuos também na atividade de livros, jornais, revistas e papelaria (-3,2%) e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-1,6%).
Embora tenha retraído na comparação com o mesmo mês do exercício anterior, o grupo de livros, jornais, revistas e papelaria foi o destaque positivo nas outras duas bases comparativas. Se comparado ao acumulado de janeiro a outubro de 2021, a alta é de 24,9%. Já se confrontado ao acumulado dos últimos 12 meses, o avanço é de 22%. Também com sinal inverso aparece a atividade de móveis e eletrodomésticos, com quedas de 13,9% e 17,1%, respectivamente.
Em termos regionais, as vendas do comércio varejista apresentaram resultados positivos no mês frente a setembro em 15 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Amapá (5,1%), Roraima (2,1%) e Acre (2,0%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram 10 dos 27 estados, com destaque para Paraíba (-6,8%), Rio Grande do Norte (-1,3%) e Tocantins (-0,9%). Já Pernambuco e Distrito Federal ficaram estáveis (0,0%) na comparação.
A pesquisa do IBGE também indica dados do comércio varejista ampliado. Neste caso, Minas Gerais encerrou o décimo mês do ano com alta de 2,1% em relação ao mês anterior. O resultado também ficou acima da média brasileira, que foi de 0,5%. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a alta foi de 3,7%. De janeiro a outubro, as vendas aumentaram 1,3%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, o avanço chegou a 1%.
Vale lembrar, que no varejo ampliado, são incluídos mais dois grupos de atividades. O segmento de veículos, motos, partes e peças, que subiu 4,3% na comparação frente a outubro de 2021, e o segmento de material de construção, que teve queda de 9,5%. Os dois setores também apresentam o mesmo cenário nas outras duas bases comparativas.