A CDLTO é voltada exclusivamente para os interesses dos empresários lojistas, especializados nas vendas a varejo. Foi fundada em 13/06/1966 (antigo Clube dos Diretores Lojistas, que mudou de nome em 1998).

Não se pode separar a história e o crescimento da CDLTO e a do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), pois, no período da sua fundação, iniciava-se as vendas parceladas e o empresário lojista necessitava, como acontece atualmente, de informações cadastrais fidedignas acerca de seus clientes. Surgiu, então, o SPC que está ligado em nível nacional.

A iniciativa dos fundadores Rachid Salomão, LayBaratta Godinho, Waldir Souza (primeiro presidente), NamirHossainLauar, Fernando Cloves Rios, Waldemar Rodrigues, Waldemar Rodrigues Filho, Víctor José Barros Morais, Victor Bickel, Camile Nagib, AdelKassin El aouar, Ronaldo Marx, Garibalde Moreira Dias, Geraldo Costa, Osmar Ali, Carivaldo Carvalho, Mário Dantas, (Wadirson, Waldemar e Waldenio Costa Lins) e Hebson Coutinho, serviu de incentivo a outros empresários que os sucederam ao ponto de iniciar com um grupo de 33 e chegar hoje a mais de 800 associados que desfrutam de uma bem montada estrutura de produtos e serviços, e de qualificadas estruturas técnicas instaladas em um moderníssimo prédio próprio, com mobiliário de alto padrão de qualidade, tecnologia de ponta e serviços e informações disponíveis durante todo o dia, de segunda a sexta e aos sábados de 8  às 12 horas.

Os ex-presidentes, Waldir Souza, Namir Hossain Lauar, Chamel Hossain Lauar, Seme Handere, Mauro Tyba, Mara Dupin (in memoriam), Alexandre Mattar, Giovani Cota Fonseca e Rosilda Gonçalves de Medeiros, participaram da construção da credibilidade e confiabilidade adquirida pela CDLTO junto ao segmento lojista, bancário, prestadores de serviços, profissionais liberais e sociedade,  possibilitando à atual diretoria gerir o patrimônio maior que é a transparência e a potência deixada pelos idealizadores do Projeto: a constituição de uma forte entidade de classe.

A atuação da CDLTO vai muito além de suas atribuições como entidade de classe. A CDLTO exerce, de forma plena, o papel de agente fomentador de desenvolvimento econômico e social promovendo ações e programas que priorizam a educação, a saúde, a capacitação profissional e a inclusão social, beneficiando os mais diversos segmentos da nossa sociedade.