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RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO

Se você estiver com pagamentos em atraso, a CDL de Teófilo Otoni e o SPC podem ajudar-lhe a regularizar o seu crédito. Siga as nossas orientações:

Ao receber uma notificação de que está com pagamentos em atraso, você pode regularizar o seu crédito a qualquer momento, bastando procurar a empresa credora e realizar o pagamento do débito pendente;

Caso não seja possível identificar qual empresa realizou registro de negativação de seu nome, dirija-se a CDL de Teófilo Otoni portando seu CPF original e solicite a consulta. Nessa consulta, constarão as ocorrências: se a pendência é no SPC, com cheque lojista ou no Cadastro de Cheques sem Fundos (CCF) do Banco Central.

Após o pagamento, o estabelecimento comercial irá acessar o sistema do SPC Brasil e efetuar a baixa do registro naquele documento. Dependendo do sistema de comunicação utilizado, o prazo de reabilitação do crédito do consumidor pode ser imediato, em 24 horas ou, no máximo, 72 horas.

Antes da inclusão do registro de débito no banco de dados do SPC Brasil, você é notificado previamente, de acordo com o disposto no Artigo 43, parágrafo 2º, do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90), ou seja, é remetido um comunicado avisando que a informação da dívida será incluída no banco de dados do SPC.

A notificação também informa o nome do estabelecimento comercial que comandou a inclusão do registro, a fim de que você recorra a essa empresa para quitar sua dívida e regularizar o seu crédito.

PERDA OU ROUBO DE DOCUMENTOS

A perda ou roubo de documentos e cheques é um verdadeiro transtorno que, muitas vezes, leva ao prejuízo. Para quem foi vítima deste problema, a CDL de Teófilo Otoni disponibiliza o SOS Cidadão: um serviço de utilidade pública gratuito, que visa proteger o consumidor de ter seus documentos utilizados indevidamente no comércio, em qualquer lugar do Brasil.

Confira abaixo o que deve ser feito quando você for roubado ou perder seus documentos.

  1. Procure a Delegacia de Polícia Civil e faça uma ocorrência;
  2. Em caso de extravio, furto ou roubo de cheques, solicite a sustação (contra ordem) junto ao banco. Se ocorrer com o cartão de crédito, informe à administradora;
  3. Rapidamente, registre o ocorrido no SOS CIDADÃO CDL. O alerta ficará registrado na Base do SPC Brasil,  de abrangência nacional.
  4. Para que o SOS CIDADÃO CDL seja confirmado, apresente a ocorrência policial à CDL, no prazo máximo de 48 horas.
codigo de defesa do consumidor

 

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